top of page
logo FOR REAL 2.png

Gravações do curta "Reza" finalizadas na semana do nordestino

  • Foto do escritor: UFUPIC
    UFUPIC
  • 12 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

12/10/2018 | 22:47

Por - Jackeline Freitas


ree

(Imagem retirada do instagram do roteirista João Niella. Na imagem: Atores do filme e o roteirista)

Na semana em que é comemorado o dia do nordestino ( 8 de outubro, segunda-feira), o roteirista João Niella publicou em seu instagram uma foto cujo a legenda informava a situação do curta “Reza”: Estará disponível em breve para o público. As gravações acabam de ser encerradas e o processo de edição será iniciado. O plano da equipe que produziu a obra cinematográfica é passar por alguns festivais e só então publicar o curta nas redes oficiais da produtora.


Nas palavras de Niella “O Reza é um curta de ficção que anda de mãos dadas com a realidade atual do nosso país. Foi um roteiro que eu amei escrever porque dos quatro personagens que comandam a história três deles são nordestinos morando no Rio de Janeiro, assim como eu. Falar do universo nordestino em terras cariocas é um desafio, por isso a nossa história tem uma trama que poderia acontecer em qualquer lugar, pois ela reflete muito bem a mística do nosso povo brasileiro.”.


De acordo com o roteirista, o curta agraciará o leitor com uma história que irá o envolver nos mistérios e suspenses que rondam a trama, apresentando um drama que envolve questões extremamente sensíveis e bastante comentadas no momento. O filme reúne um conjunto de colaborações, o que, de acordo com Niella, se relaciona com a ideia da cineasta Yasmin Taina: O cinema é arte do ajuntamento. “Foi diante dessa perspectiva que formalizamos essa parceria entre as produtoras e convocamos uma equipe que topou fazer o filme no amor, com todo capricho e talento que todos da equipe têm e que a sétima arte merece.” Completa.

O cenário atual da produção de curtas no Brasil não é um dos melhores, o público, em geral, já pertence a área do cinema, e encontra os curtas procurando e acompanhando festivais nacionais, que é onde existe mais espaço para essa arte. A fala de Niella condiz muito com esse cenário “Sinto o cinema como uma arte muito elitista, precisamos reverter essa realidade, todos nós deveríamos ter a oportunidade de desbravar, sonhar e concretizar as nossas histórias nas telonas.”


O nordestino foi comentado fortemente em todo o país através das redes sociais nessa última semana, não somente pela data comemorativa*, mas também por envolvimento politico, os internautas ficaram entre apoio ao povo do nordeste - pelos resultados das urnas, ou simplesmente para comemorar a data especial. - e a xenofobia** - apresentada principalmente por opiniões contrárias ao resultado eleitoral.


ree

(montagem feita pelo portal de noticias OGlobo)

O curta Reza, assim como outras manifestações artísticas, é fundamental para propagar a cultura nordestina. Nas palavras de Niella, sobre o cinema nacional como um todo, “Fazemos muito com pouco, acho que ainda falta um olhar mais democrático e descentralizado das leis de incentivo e dos editais, assim poderemos abarcar produções de Jovens e não somente os mesmos de sempre do eixo Rio/São Paulo.”






* O dia do nordentino foi instituído em homenagem ao centenário do poeta cearense Patativa do Assaré – Antônio Gonçalves da Silva.(Calendarr)


** Xenofobia: Aversão a estrangeiros; repugnância a pessoas e/ou coisas provenientes de países estrangeiros: refugiados sofriam xenofobia em alguns países. Hostilidade; receio, medo ou rejeição direcionados a quem não faz parte do local onde se vive ou habita. (Dicio, dicionário online de português)


Ficha Técnica do curta Reza:

Roteiro: João Niella Direção: João Niella e Ralph Campos Assistente de Direção: Fernanda Rocha Diretores de Produção: Renan Collier e Luciana Vilela Produtores Executivos: Gabriela Freitas e Leon Simões Assistentes de Produção: Ariel e Larissa Direção de Arte e Figurino: Luciana Andrade e Luciana Vilela

Assistente de Direção de Arte: Kerolay Leite

Elenco: Alberto Sena, Brenda Lua, Luana Arah e Roy D'Peres

Voz Off: Daniel Martins Direção de Fotografia: Matheus Maia Fotos/Still: Evandro Tavares Visagismo e Maquiagem: Angela Ribeiro Som Direto: William William, Elvis Oliveira, Wladimir Mad e Kalebe Nascimento


Mensagem do roteirista João Niella para sua equipe.

“Gostaria de deixar uma última mensagem agradecendo toda a nossa equipe que foi incansável na busca por cada detalhe da nossa trama, o clima durante os quatro dias de gravação foi o melhor possível, mesmo acordando muito cedo e indo dormir muito tarde. Quero aqui deixar um agradecimento especial a Luciana Vilela, ao Renan Collier e ao Ralph Campos que foram os primeiros a acreditar nesse roteiro. Acredito que cinema é isso! Ninguém conta uma história sozinho, você pode até escrever, mas a partir do momento que sua equipe compra a ideia todos se tornam responsáveis e criadores. Eu tenho muito orgulho do time que formamos para o Reza! Espero em breve trabalhar com todos novamente.”


 
 
 

Comments


©2018 by Tela Verde-Amarela. Proudly created with Wix.com

  • facebook
  • twitter
  • youtube
bottom of page